Pesquisar no site

O que são as demências?

 

A perda de memórias recentes e a dificuldade na comunicação oral e escrita são alguns dos sintomas provocadas por diferentes tipos de demência.

 

O termo demência é utilizado para designar um conjunto de doenças nas quais existe deterioração do desempenho cognitivo e comportamental. A demência é ainda caracterizada pelo declínio progressivo das funções nervosas superiores.

Os diferentes tipos de demência condicionam a autonomia das pessoas, sendo raras as que se podem tratar ou prevenir de forma eficaz.

As demências podem decorrer da perda de células cerebrais e doenças neurodegenerativas que acontecem com o avançar da idade. Contudo, importa sublinhar que o envelhecimento não é sinónimo de demência. Outras causas associadas à demência podem ser acidentes vasculares cerebrais (AVC), tumores cerebrais, traumatismos, depressão, alcoolismo e doenças cerebrovasculares.

As demências mais comuns são a doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, frontotemporal e demência vascular. Podem ser classificadas como primárias (em que a demência é a própria doença) ou secundárias (em que existem outra patologia que se manifesta por demência). No último caso, há algumas que podem ser tratadas ou prevenidas.

São várias as funções que se podem perder com a demência. Nos casos mais comuns, prevalece a perda de memória, perda de objetos e dificuldade em fazer novas aprendizagens. Nos casos mais graves, verifica-se perda de empatia, a existência de alucinações, esquecer informação já aprendida, podendo ainda tornarem-se pessoas apáticas ou desinteressadas.

Dentro dos sintomas, destacam-se a perda de memória, diminuição das funções executivas e da agilidade mental. Evidenciam-se ainda os problemas de compreensão, dificuldades de expressão e problemas de capacidade de decisão.

Apesar de não haver uma forma definitiva de prevenir a demência, há certos cuidados que se podem ter. Num estado inicial, é benéfico o treino cognitivo e a prática de tarefas destinadas a melhorar o desempenho do funcionamento cognitivo.

Já no estado mais avançado, existem medicamentos para tratar especificamente os sintomas associados ao Alzheimer e outras formas de demência progressiva.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}