Pesquisar no site

Idosos e o frio: porque é que os seniores são mais sensíveis às baixas temperaturas ?

 

                Hoje iremos abordar algumas das razões pelas quais os idosos sentem mais frio, formas de combater as baixas temperaturas e, ao mesmo tempo, manter-se saudável e ativo.

                Com o processo de envelhecimento, a capacidade de ajustamento do corpo quando exposto a temperaturas elevadas e baixas diminui. Ou seja, há uma diminuição da resposta dos seniores às temperaturas extremas, resultante da incapacidade te adaptação ao chamado stress térmico. Além disso, a sensibilidade térmica da pele é mais reduzida, o que vai implicar uma resposta tardia ao frio.

                Em edifícios, quer seja em casa ou lares, é importante manter a temperatura ambiente amena. Mesmo em casas aquecidas, é importante vestir várias camadas de roupa, assegurando que as extremidades do corpo estão protegidas.

Caso tenha de ir à rua, o ideal é optar por usar várias camadas de roupas quentes, calçado adequado às baixas temperaturas e à chuva e, de preferência, levar consigo um termo com uma bebida quente.

                A hidratação é essencial nestes períodos e deverá ser uma preocupação constante, pois os seniores têm tendência a ingerir menos água e, no período mais frio, tendem a sentir menos sede, o que pode provocar desequilíbrios nos níveis de água do organismo.

                Além disso, a alimentação deve também ser um fator tido em conta. Nos meses mais frios, o corpo despende de mais calorias para se manter quente. Por isso, a alimentação deve ser equilibrada, sem que haja um aumento na ingestão de açúcar e gorduras. Preferencialmente, os idosos deverão consumir mais vegetais, frutas e proteína. Também a ingestão de sais minerais, vitaminas e antioxidantes é essencial para evitar determinadas infeções típicas das épocas com temperaturas mais baixas.

                Os idosos devem ainda optar por banhos rápidos e a temperaturas amenas. Deve existir especial cuidado para  não arrefecer com vestuário transpirado ou molhado, manutenção de atividades físicas, hidratação da pele para evitar secura, optar por ter o ambiente ventilado e fazer movimentos com os braços, mãos e pernas para que o organismo não arrefeça rapidamente.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}