Pesquisar no site

Exercícios para os seniores

Hoje vamos abordar a temática do exercício e a importância da prática de exercício físico nos idosos. Vamos explorar cinco atividades que poderão praticar em casa.

A prática de atividade física na população sénior é extremamente importante, pois traz vários benefícios para a sua saúde. Nomeadamente a nível muscular, densidade óssea, mobilidade e coordenação. Melhora o equilíbrio, ajuda a manter a independência no quotidiano, entre outros.

Existem diversas atividades físicas que podem ser praticadas em casa pelos idosos que ajudaram a manter uma boa saúde.

Um dos exercícios que pode ser praticado passa por fazer agachamentos, que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.  O idoso, com as mãos unidas, deve sentar-se e levantar-se da cadeira. É importante manter uma postura reta durante o exercício, que os joelhos ultrapassem a ponta dos pés. Por questões de segurança é fundamental deixar a cadeira encostada numa parede.

Com o auxílio de uma parede, pode-se ainda fazer flexões de braços. Para isso basta colocar os pés afastados, na mesma direção, e apoiar as mãos na parede. Depois, realiza-se a flexão e a extensão dos cotovelos, ao mesmo tempo que o sénior se aproxima e afasta da parede. As mãos deverão estar alinhadas e o abdómen contraído.

Um outro exercício passa pela flexão do quadril. Neste caso o idoso coloca um objeto no chão e o objetivo passa por levantar a perna até à altura do objeto, tocando-lhe. A altura do objeto dependerá da capacidade da pessoa que pratica esta atividade. Para ajudar, pode utilizar uma cadeira encostada a uma parede, em frente ao sénior. Desta forma o idoso pode agarrar-se à medida que vai fazendo o exercício.

Uma outra opção são os exercícios sentado. Com o idoso sentado numa cadeira este deve colocar uma almofada entre as pernas e ir apertando. Aqui, é importante manter a coluna ereta e os pés paralelos.

Por fim, é ainda possível realizar pequenas flexões com os pés. De frente para uma parede, com as mãos apoiadas, coluna ereta e pés afastados e paralelos, o idoso deverá subir e descer a ponta dos pés.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}